segunda-feira, 18 de março de 2013

Bandas que deixaram saudade...

E aí, pessoal. Este é meu post de estréia para o blog e vou falar um pouco de algumas bandas boas que já acabaram e que não foram muito conhecida por nós, ou talvez nem foram desconhecidas. Porque para alguns rockeiros elas fazem falta hoje. Enfim, vou mostrar a galera que deixou saudade...



    Sentenced 

  Sentenced foi uma banda finlandesa que surgiu em 1988. Começou no Death Metal, mas teve várias fases depois, no meio da carreira teve uma fase de death metal melódico,  a ultima e mais predominante no fim da carreira.
A banda tem uma história muito grande até, e talvez, ela seja a mais conhecida e a que mais deixa saudade entre as que eu quero citar nesse post.
 No começo, eles levaram um pouco da pegada do death metal europeu, um som mais pesado, em 1991 Taneli Jarva foi convidado para assumir os vocais, com uma voz grave e sem nenhuma técnica vocal, gravaram o primeiro álbum da banda "North From here"  nesse tempo o Sentenced chamou a atenção da gravadora Century media.
Logo após, em 1995 foi o ano marcante para os caras, onde selou o sucesso dos finlandeses com o CD Amok, considerado por vários fãs o melhor álbum deles (Pra mim não). A impressão que se tinha é que esse lançamento era mais ou menos o que o Sentenced fazia no começo da carreira, porém mais lenta e mais melódica, "Nepenthe" uma das músicas do disco virou videoclipe

                                 


Em 1995 Taneli Jarva deixa a banda, o que surpreendeu muita gente. Mas, anos depois, Jarva volta a ativa com a banda Black Legue. E quem o substitui  foi Ville Laihiala em 1996, com um estilo muito diferente de Jarva, Ville comandou os vocais até o fim da banda. Depois de três semanas da entrada de Ville, eles lançaram o quarto álbum, "Down" . Do qual deixou novamente o som do Sentenced de maneira mais melódica. E pela primeira vez a banda tinha um cantor de verdade, com técnicas de canto que permitiam crescimento, evolução e o desenvolvimento musical do grupo, de forma geral.
O quinto álbum de estúdio dos caras, "Frozen" em 98, mostra que eles se mantiveram no mesmo caminho de Down, com Ville e Sami já completamente integrados na banda, participaram bastante nas composições, sobretudo, enfim, uma obra trabalhada em grupo, literalmente.
Em 2000, foi lançado o sexto trabalho deles, "Crimson". Assim que o single "Killing me killing you" que também virou clipe a eles mais uma vez mostraram um direcionamento a algo menos pesado.


Depois surgiu o  "The cold white light", além de menos peso, o Sentenced também revelou uma auto-ironia nas letras e até uma pequena positividade, como se falasse, afinal de contas, existe, sim, uma luz no fim do túnel.
No começo de 2005, o Sentenced anunciou que seu ultimo álbum (Pra mim o melhor) intitulado de The funeral, também foi estabelecido que não haveria mais reuniões. A banda então fez alguns shows e tocou em alguns festivais de verão e primavera na Europa, e em outubro de 2005, fez seu derradeiro, em Oulu cidade natal da banda, neste houve uma participação especial do ex vocalista Taneli Jarva em 5 músicas da fase antiga.
Em fevereiro de 2009, Miika Tenkula guitarrista e um dos fundadores da banda foi encontrado morto em sua casa.


   Charon

Charon outra banda finlandesa, que faço questão de mostrar pra vocês. Eles faziam um gothic metal e teve seu início em 1992. No começo mostraram uma proposta mais no estilo death metal progressivo, ideia que mudou em 1994 quando optaram por algo diferente e decidiram trocar o vocalista.
O grupo já conquistou os primeiros lugares do Top 40 dos singles mais vendidos na Finlândia e já fez turnês com bandas como Sentenced e Nightwish. 
A banda encerrou suas atividades em 2011. 




     Norther

Norther, também da Finlândia, faziam um death metal melódico e encorporava elementos do heavy, black e power metal.
Tiveram seu início em 1996, e como toda banda nova, eles tiveram dificuldades para conseguir lugar para ensaiar. Em 97 o guitarrista encontrou um lugar para eles ensaiarem, durante esse tempo, o grupo mudou o nome para Decayed. Mas a sorte parece que não estava do lado deles, pois o lugar onde eles ensaiavam iria ser demolido, dois músicos se desmotivaram e largaram a banda. 
Depois de alguns meses, eles conseguiram um outro espaço para ensaiar, e  procuravam os outros integrantes para completar o conjunto e tal. Enfim, eles fizeram várias audiências para encontrar os membros até que no começo de 2000, eles acharam um guitarrista.  No que voltaram a ativa. E logo após produziram a sua primeira demo  "Wardlord". 
Em junho de 2012 a banda anunciou o seu fim. 




         Death

Bom, e por ultimo, pra quebrar um pouco o tabu que coloquei aqui de bandas finlandesas, vou mostrar a banda Death, que levavam um som mais death metal nos Estados Unidos.
Formada em 1983, é considerada uma das principais desenvolvedoras e difusoras desse gênero musical. Seu vocalista e guitarrista foi um dos primeiros a usar vocais guturais ativamente, e sua técnica de guitarra é citada por muitos músicos como inspiração. 
A banda se inspirou principalmente em bandas com Slayer e Venom. Lançado em 1987 "Scream bloody gore" teve grande projeção sobre a critica especializada. Foram gravados mais sete álbuns de estúdio até a morte de Chuck (Vocalista e guitarrista), creditada a complicações decorrentes do tratamento de um tumor. Os demais integrantes optaram por encerrar os trabalhos da banda em razão a morte do seu fundador.

  

É isso.
@Matheus_Frts

3 comentários:

  1. Sentenced com certeza deixou saudades!

    ResponderExcluir
  2. Das citadas, acho q é a que mais deixou saudades mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Sentenced é eterno, the cold white light é uma obra prima.

    ResponderExcluir