quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Top 5 musical: Alice in Chains






 Olá, hoje eu queria começar falando de uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. Sim, costumo dizer que Alice in Chains em todos os termos, saiu de Seattle, Washington para o mundo.

A banda formada em 1987, é uma das poucas que mantém sua individualidade musical e instrumental, ambos impecáveis, mesmo com a entrada de outro vocalista em 2006, William DuVall.
Layne Staley teve uma das vozes mais marcantes no cenário do rock. Ele faleceu em 2002, deixou muitos fãs, admiradores e artistas em uma enorme tristeza, pois foi um grande artista, digno de vários prêmios durante sua carreira.

Jerry Cantrell, também vocalista do Alice in Chains, classifica o grupo como rock alternativo e heavy metal em algumas músicas. Ele diz não gostar muito do termo "grunge", que foi muito utilizado pela mídia quando surgiram várias bandas no mesmo período na cidade de Seattle, com fortes características, marcadas pelas canções frias. Jerry também é o guitarrista da banda, sendo uma das figuras mais notáveis da história da música americano, pelas suas performances de caráter único e com altíssima musicalidade.
Nos dias de hoje, a banda é formada por William DuVall e Jerry Cantrell nos vocais e guitarras, Sean Kinney, na bateria e percussão e Mike Inez, no baixo. Sean e Jerry são os únicos que continuam desde o princípio da banda, em 1987. Mike Inez substituiu o primeiro baixista, Mike Starr, em 1993.
Confesso que foi extremamente difícil para mim, ter escolhido cinco faixas históricas, pois sou uma grande admiradora do Alice, em particular. SEM MAIS DELONGAS, VAMOS LÁ!



1 ° Nutshell






Em primeiro lugar, "Nutshell". Considero como uma das músicas mais famosas do Alice in Chains. Vista como uma canção fria e melódica. É uma das canções mais vendidas da era "grunge". Contém grandes partes com violão solo e sua letra costuma nos deixar bem pensativos. Afinal, qual mente não voa pra qualquer lugar distante e desconhecido ouvindo esse som?


2° Rooster



Se eu pudesse, colocaria todas em primeiro lugar, mas...

Em segundo lugar, "Rooster". Essa canção é composição do lendário Jerry Cantrell, em homenagem ao seu pai, de mesmo nome. Em entrevistas, Jerry mencionou que "Rooster" era o apelido do seu pai, que tinha servido a guerra do Vietnã. O pai do Jerry já dividiu o palco com ele uma vez, para cantar esta incrível obra.



3° Man in the box



"Man in the box" fica em terceiro lugar. Vista como uma das canções mais esperadas nos shows, ela tem como marca registrada as guitarras memoráveis de Jerry cantrell e o refrão marcante, interpretado pelo grande Layne Staley. Esta música fez parte do primeiro CD da banda, intitulado "Facelift".



4° Down in a hole




Em quarto lugar, "Down in a hole". Também composta por Jerry Cantrell. Esta canção é muito bonita. "Down in a hole" é uma das músicas mais suaves da banda e na versão acústica, ficou ainda mais interessante... Vale a pena dar uma conferida.



5° Would?




Em quinto,"Would?". Vista também como uma das mais notáveis músicas,  "Would?" foi inspirada em um amigo do Jerry Cantrell, já falecido. A letra desta se trata de uma pessoa com diversas incertezas. Com um refrão bem memorável pelos fãs e admiradores: "Into the flood again, same old trip It was back then..." 'Would?' leva o meu quinto lugar hoje.



Espero que todos os leitores tenham apreciado o meu "Top 5 musical" em cima do Alice in Chains. Aparecerei por aqui no próximo mês com mais uma banda do gênero.

Arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário