quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cenário musical Brasileiro... Como vai?


Foi muito discutido nos últimos dias o atual cenário da música Brasileira. Isso de modo geral.
Nos prêmios de duas emissoras que investem em musicas, parte do público não ficou satisfeito e enxergam a arte da música decadente em nosso país.
Bom eu posso concordar em partes, alguns estilos musicais foram destruídos.E ela virou comércio, onde produtores fazem algo para atrair as rádios e assim os seus artistas feitos, que muitos não almejavam viver dela, ganham notoriedade.
Vamos aos fatos...
O sertanejo foi por vários anos no cenário midiático uma tendencia musical que na maioria delas, eram formado por duplas. Vide, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, e até os caras das raízes, Pena Branca e Xavantino.
Foram músicos que levaram valores e cultura para os fãs. Mesmo que esse não seja o estilo musical que me chame a atenção, mas tem o seu poder,  até mesmo pelas histórias de luta e determinação de algumas duplas para chegar aonde estão.
De uns tempos pra cá, percebemos mudanças, porém sem avanço nenhum ... O surgimento de novos rostos do cenário sertanejo, pois os maiores ídolos não são mais as duplas. E se tornou algo universitário. Veja bem, universitário. Com o sucesso de Luan Santana, Gustavo Lima e Michel Teló. Esse último chegando mais longe, ganhando fãs fora do país.
É meu amigo, o gringo que por um tempo ouviu Caetano Veloso, hoje tem em seu MP3 o hit do loirinho, “ Ai se eu te pego “.
Triste a situação, né...
Outra novidade, Rick Bonadio está de olho em novas promessas do sertanejo universitário.

É, já se agregou muitos valores culturais, hoje os valores são comerciais...

E quando você fala do Latino? HAHAHAHA

Faça - me rir, por favor.

Sem comentários para ele... Uma pessoa que escreve letras horríveis e fica somente esperando alguma base musical vir fora do país. Essa é a tática Latínica, para conquistar esse povo que já cantou "Renata, ingrata" e a "Festa do apê"

O Latino não pode ser considerado músico, acordem!

Bom, chega né. Vamos para o Rap.
O rap nacional, então... De repente, todos são da favela e amam o Projota.
Por favor hein, galera?
Destaco aqui, os atuais rappers: Criolo, Emicida, Ogi e os cariocas da Conecrew Diretoria. Embora eu não seja fã de nenhum desses, eu admiro e penso que esses artistas têm os seus valores e lutam pelo que acreditam.
O rap, sempre foi a música da realidade, da crítica dura. E não de usar temáticas românticas como vi outro dia, que uma seguidora me mostrou, o som de um rapper novo, um tal de Pollo.
Esses dias, vejo um comentário no facebook. “ Os emos estão curtindo rap agora? “
E eu pensei, já era de se esperar isso. Faz um comparativo das letras dos rappers modinhas atuais e dos antigos. O rap que vem falar de amor, pra mim não é rap. Me desculpe, muitos vão discordar.
Pra concluir o assunto Rap. No VMB, quando Racionais Mc´s entrou no palco sentei no sofá para ver os caras em cena. A galera que têm uma trajetória para ser respeitada, inclusive ganharam um prêmio ( Se Racionais MC´s está indicado é pra levar, certeza). Bom, e no show deles, vi um público desanimado, como se o público verdadeiro não estivesse ali. Aquilo é o retrato da realidade que vivemos, o Rap virou moda.
Não podia esperar outra coisa...
Só pra constar, não sou nenhum conhecedor do gênero, mas respeito muito a galera do Racionais MC´S , MV Bill e até mesmo o Gabriel o PENSADOR, Sabotage ( Que já se foi ) entre outros...


E o ROCK, meus amigos?
Bom, muitas pessoas avaliam como vergonhoso o atual cenário roqueiro. Vou discordar, acredito que está mudando e o bom e velho som está ganhando suas boas qualidades para a grande massa. O Rock nacional em si, têm suas vantagens, por reunir várias vertentes dentro do gênero, até mesmo por isso que eu vejo com bons olhos a cena. Tenho fé que nos próximos anos, o jovens Brasileiros ouçam e começam a gostar de sons melhores por aqui.

Ressalto que o cenário independente está rico de bandas com talento e que têm o seu público...

Nevilton, Vanguart, Fleeting Circus, Holiness, Lemoskine, Inkaktus Prole, entre outras. São algumas bandas que já conseguiram colocar os seus videoclipes e até mesmo estarem indicadas em prêmios pela MTV e Multishow.

O Rock Brasileiro não está morto, galera.

Esse blog já provou muitas vezes isso.

Isso foi minha opinião, e tudo que foi escrito por aqui não vai tirar nenhum prêmio ganho pela Restart ou pelo Michel Teló.

 E, CLARO, VOU FAZER O MEU BOM ROCK COM A GALERA DA BOB... Estamos na luta, e tenho fé que em 2013 vamos conquistar nossos objetivos, um de cada vez.



Mas, quanto ao cenário musical Brasileiro, como vai?

5 comentários:

  1. Parabéns pelas belas palavras e citações, acredito que a falta de #ATITUDE do cenário impede a própria #Atitude da mídia, mas com a WEB a mídia somos nós e sendo assim ainda podemos mudar algo ...
    Juntos somos mais fortes*
    Saude e $uce&&o a todos.

    Palazini
    Oficina da Arte

    ResponderExcluir
  2. minha preferencia eh pelo rock tb... mas ainda assim acho legal os gostos variados. os "cantores" q vc citou podem nao ser dignos mesmo de serem chamados de cantor, como o latino, mas o bom eh q temos gostos diferentes nessa vida. essa eh a beleza do ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Exato... Até porque em cada estilo musical tem um artista de talento... Mas hj pouco se vê "músicos" talentosos

    ResponderExcluir
  4. Eu não concordo com esta maneira de fazer letras, apenas para fazer show e comércio.Visando apenas o retorno financeiro.Na minha avaliação fazer cultura é mais importante.Emfim passar uma mensagem que seja realista para construir uma cultura.

    ResponderExcluir
  5. Puts! Verdade, cara. Mas vc vê que o lance cultural ficou para trás...

    ResponderExcluir