terça-feira, 2 de julho de 2013

Analisando Sara: Com várias influencias e uma só verdade...




A banda Analisando Sara mostra para seu público que tem uma essência e com passar dos anos, mistura isso com a experiência ganha em todo esse tempo. Formada em 2006, eles seguem várias influencias, mas refletem uma só verdade. E esta é que eles exibem em cada música e apresentações para os fãs. 
Tive uma conversa interessante com o vocalista Gilberto Junior, e ele me falou dos obstáculos, mudanças, temáticas e das novidades do Analisando Sara.

Confira aí


Se apresente e conte como que se deu a origem do nome: Analisando Sara:

Gilberto: A banda começou naquele contexto no qual começa a grande maioria. De amigos com a vontade de tocar cover das bandas que curtiam e criar seu próprio som com base nessa amplitude de bandas. O nome foi algo que surgiu na primeira vez em que todos os integrantes saíram juntos (daquela formação só restou eu, Gilberto) e a grande verdade é que não existe um significado brilhante. 
Com isso, a promessa que fizemos na época e que ainda não foi quebrada é a de que revelaremos o porque do nome quando ganharmos algo no VMB, pode ser 'banda mais torta', tá valendo (risos).


Quais influencias vocês buscam, de modo geral?  

Gilberto: No começo, eramos bem ligados ao post-hardcore. Então é seguro afirmar que tudo que se ramificou dai é considerado uma influencia para nós, além é claro, das experiencias de vida. 
Atingimos aquela idade em que se escutar de tudo é mais do que habitual, isso reflete diretamente no som sempre, o 'experimental' que rotulamos é justamente salientando essa liberdade de cada integrante apresentar o seu ponto de vista na construção das musicas. 


Estão na luta desde 2006. Com estes anos de história, quais dificuldades já passaram e o que levam de positivo? 

Gilberto: Você precisa ser muito convicto e ter certeza que esse é o amor da sua vida, pois as dificuldades não são poucas! Falta grana, com a falta dela falta estrutura, e por ai vai. Na parte dos shows, a maioria dos contratantes bem intecionados são bem inexperientes quanto a organização de shows, já organizadores mais antigos acabam calejados de tanto tomar prejuizo e mudam o metodo de trabalho de forma que as bandas custeiem o evento.



É muito fator que luta contra num pais que, ao nosso ver, está no começo de construção de uma cena nos últimos 10 anos, que é a década que a gente pode dizer que acompanhou conscientemente. Um fator que pode ser a motivação ou a ancora que nos breca é o relacionamento entre nós, é um namoro gigante, só que sem as partes boas e com DR semanal, é preciso muita amizade e crença no mesmo sonho pra passar tantos anos se aprofundando em outras pessoas que não são você. 

O positivo, o que nos faz correr que nem loucos nesse underground sempre, é o retorno do público, das pessoas que valorizam e admiram nosso trabalho, sempre nos deixando emocionados, sem palavras, com fé no poder da mudança e nos enchem de determinação e coragem pra enfrentar os desafios que se apresentam nessa estrada.



Falando nisso, vocês são bem presentes no circuito underground com outras bandas. Tem alguma em especial que vocês destacam e curtem muito o som?  

Gilberto: Podemos citar várias, mas algumas que escutamos com frequencia e que é sempre uma honra dividir o palco são: Savant Inc, There's No Face, Sea Smile, A Ultima Theoria, Aurora Rules, John Wayne, Project 46, Against Tolerance, Akiraa, Bayside Kings, e por ai vai. 
A qualidade do underground nacional atualmente nos impressiona dia após dia! 


E fala um pouco da internet para uma banda. Redes sociais como: Facebook, Twitter ajudam o suficiente? 

Gilberto: A Internet é uma das ferramentas mais essenciais, é por ela que a grande maioria das pessoas chega até nós. Onde marcamos shows, vendemos merch, mantemos contato com a galera, ajuda muito! 
Mas também vemos o monstro que a internet criou, pessoas que sabem que aquele show vai aparecer no youtube algum momento e não valorizam mais o apoio presencial. Num sentido geral, muita gente leva a internet a sério demais e o mundo 'real' a sério de menos, existe um desiquilibro grande entre a vida lá fora e a barra de rolagem da linha do tempo do facebook.   





Bom, já que falamos da internet, quero saber do single "Farol". Como foi a preparação dele e como foi recebido por fãs e críticos?

Gilberto: Dentre as músicas 'novas' do novo EP, a 'FAROL' é o som mais antigo, e sinceramente, não esperávamos que tivesse um resultado tão marcante em nossa história. Felizmente ele tem atingido lugares e pessoas que tem feito toda a diferença em nossa caminhada! Procuramos com esse som mostrar o primeiro passo do novo conceito que abrange nosso próximo EP, uma sequencia do trabalho iniciado no "6567826968738469" em 2012. 


E quais as temáticas que vocês mais abordam? E já sentiram alguma mudança no som? 
Gilberto: Começamos a banda bem novos, tratando de assuntos gerais e em certo ponto percebemos que o direcionamento do conceito se dava sempre no conflito entre o 'EU contra o MUNDO' e vindo rascunhando do primeiro EP ao segundo.
E no terceiro EP passamos a aderir uma mensagem positivista ao nosso som, um positivismo real ao nosso modo, que não se trata de dizer pra você que tudo vai ficar melhor, e sim que desistir não vai fazer com nada melhore também. Suas ações refletem no meio em que você vive! 
O som com certeza é uma constante mudança devido a diversos fatores, o princípal ao meu ver é a experiencia que vamos ganhando nos palcos e estradas!



Vocês tem novidades, certo? CD, single novo tem algo á caminho?  

Gilberto: Sim, estamos finalizando a gravação do nosso novo EP 'No Que Você Acredita?' que está sendo gravado no Estúdio Magma em SP com a produção do Léo Magma, e o resultado está ficando massa demais. 
Até o presente momento, lançamos dois singles desse material, "FAROL e "TRANSCENDENTAL", disponível em nossa pagina do Soundcloud. Agora em Julho lançaremos um Lyric Video de mais um som inédito, a musica 'UM', faixa que conta com a participação do nosso amigo Milton Aguiar da Bayside Kings. 
Num geral, convidamos a todos pra ficarem ligados em nossa pagina no facebook (http://facebook.com/AnalisandoSara) que é por lá que costumamos anunciar todas as novidades. 


Bom, sendo assim vocês tem planos para o segundo semestre?

Gilberto: Além do lançamento do nosso novo EP 'No Que Você Acredita?' e viajar ao máximo possível com esse material em mãos. Existem outros planos que não estão apenas em nossas mãos, mas que estão rascunhados, como um novo Clipe e alguns projetos em conjunto com outras bandas, coletaneas... Enfim, tem muita coisa por vir!


Deixe um recado para a galera que curte o Analisando Sara: 

Gilberto: Obrigado de coração por todo suporte e carinho com o nosso trabalho. Vocês nos dão condição para seguirmos, alimentam nossos sonhos e coragem e nós estaremos sempre aqui fazendo barulho enquanto houverem vocês pra sentir orgulho!  
Muito obrigado!




Links

http://facebook.com/AnalisandoSara
https://twitter.com/analisandosara

2 comentários: