domingo, 10 de novembro de 2013

Jota Quest e sua mesmice em "Funky Funky Boom Boom"




O Jota Quest lançou neste mês o disco "Funky Funky Boom Boom" que trouxe 15 músicas, 14 delas inéditas. As faixas apostam no mesmo estilo do grupo, aquele velho black music carregado de pop e pouco rock. O disco é o sétimo de estúdio e chega às lojas cinco anos após seu antecessor, La Plata (2008). Ele conta com diversas participações como, Mauro Refosco, Nile Rodgers e a produção de Jerry Barnes.

O disco começa com a faixa "Entre Sem Bater" logo uma baladinha acompanhada de letra típica, é possível ver diversos clichês comparativos com Rogério Flausino naquele seu velho estilo de cantar.

Depois tem a música "Ela é do Rio" que tem o ritmo muito parecido com a primeira, e a forma como foi composta me pareceu, também, muito similar. Repetitiva demais e uma tentativa falha de falar da mulher brasileira pelo estilo que eles propuseram nela.

A faixa "Mandou Bem" que inclusive ganhou clipe, foi algo que deu uma leve produtividade no disco, porém essa mania de comparações na letra deles é algo que simplesmente deixa muito a desejar, isso faz com que algumas composições se tornem um terror absoluto.
Você deve estar pensando que eu só vi defeitos no disco, não, muito pelo contrário...

A música "Pretty Baby" é o destaque positivo deles. Nela é possível perceber as qualidades técnicas da banda e seus instrumentistas. Os arranjos bem impostos com uma letra bem reflexiva, com o vocal do Flausino, bem aproveitado nas notas desta faixa.

Logo após esta, a música "Reggae Town" é interessante. Mostra que a banda se arriscou no ritmo dela, porém o refrão chega a ser muito irritante pelo uso excessivo de efeitos na voz de Rogério.

Não tenho muito o que dizer de "Waiting for you" porque é simplesmente incoveniente esta mistura de letra inglês e português e com Flausino cantando "Waiting for you, vou te esperar..." NÃO COMBINA!

A "Jota Quest convidou" volta ao estilo que a banda resolveu apostar no começo do disco e é um tanto que contraditório o trecho "Jota Quest convidou, para o ROCK logo mais.."
Bom, até aqui percebi que o Jota Quest ainda continua com seu mesmo jeitão, e mesmo com ótimos músicos fazendo parte da banda, eles não aproveitam, não ousam e as letras com diversas analogias adicionadas aos refrões com muitas produções e aparatos de áudio, as vezes bem oportuno, sem falar da companhia quase sempre do groove/pop Brasuca que pode ganhar muita gente. 


No entanto, ainda dissertando sobre esse trabalho, quero falar da 11ª faixa, a "Dentro de um Abraço" ela tem um estilo muito único e bem colocado, a banda acertou em cheio nesta canção... NÃO SÓ PELA SUA LETRA, QUE PASSA UMA MENSAGEM MUITO LEGAL, MAS PELO TEU RITMO QUE CAIU COMO UMA LUVA. Pra mim é a melhor música, junto com a "Pretty Baby". 

Entendo que a banda poderia apostar mais em compor músicas desses estilos num próximo disco. É um tanto que cansativo e doloroso, um grupo com mais de 15 anos de existência trabalhar num álbum encorpado de mesmices, porque "Funky Funky Boom Boom" não passa de uma tortura cheia de refrões vazios, carregados de efeitos e batidas que lembram uma balada, e das piores...

- O Jota Quest é uma banda complementada por ótimos músicos, ficaria interessante se a banda resolvesse, um dia, gravar de forma acústica seus maiores sucessos.

Faixas

01- Entre sem bater 
02- Ela é do Rio 
03- Mandou bem feat. Nile Rodgers 
04- Um tempo de paz 
05- Pretty baby 
06- Reggae town 
07- Waiting for you (Shine on, shine on) 
08- Jota Quest convidou 
09- É de coração 
10- Imperfeito feat. Nile Rodgers 
11- Dentro de um abraço 
12- Toxina voyeur 
13- Sem mistério 
14- Realinhar 
15 - Waitingfor you (Party on)

Nenhum comentário:

Postar um comentário