segunda-feira, 29 de abril de 2013

Detonautas: Altos e baixos fortaleceu ainda mais a banda carioca

No fim dos anos 90. Em 1997 para ser mais exato, surge uma galera nova. Direto do Rio de Janeiro, uma banda que se conheceu pela internet, discada naquele tempo. E através da sala de bate papo, Eduardo Simão; o Tchello e o Luis Guilherme; Tico Santa Cruz, fundaram os Detonautas.



No fim da década de 90, que era bem diferente do que anos mais tarde que a banda iria se encontrar, os principais representantes eram os caras do Raimundos, Planet Hemp, Los Hermanos, O Rappa, 
Charlie Brown Jr., Ultraje A Rigor, que já vinha dos anos 80, Capital Inicial; da mesma forma... Entre outros. Bom é melhor parar por aqui, vou deixar para outro dia a questão do rock brasileiro nos anos 90.

Mas falando dos Detonautas, a banda com a formação clássica de Tico Santa Cruz, nos vocais, Rodrigo Netto e Renato Rocha nas guitarras, Tchello no baixo, Fabio Brasil na bateria e por fim o carismático DJ Cléston. 

Eles lançaram inicialmente uma demo e logo após um CD de estréia, produzido pela Warner Músic, no ano de 2002. O álbum "Detonautas Roque Clube" deu o pontapé inicial dos caras em grande estilo. Pois nele tem as músicas "Outro lugar" hit muito conhecido pelo grande público e "Olhos Certos" uma das canções mais aclamadas nos shows da banda carioca. Porém, não foi só de canções "pop" que Detonautas mostrou sua chegada, eles ousaram no disco com "Ei, Perae!" e "Ladrão de Gravata" esta última certamente é bem marcante pela revolta que há em sua letra, com os políticos corruptos no país. 

Pois bem, agora vão entender quando eu disse que: "A banda marcou sua chegada ao cenário do rock". Naquele mesmo ano eles abriram o show do Red Hot Chili Peppers, no Pacaembu. No que contagiou o público pepper, entre as canções que fez com que a galera fosse agitar foi a própria "Ladrão de Gravata", e outro single que a galera curtiu também foi "Que Diferença Faz", além disso eles tocaram "Lugar Nenhum" dos Titãs. 

Bom, eu dei esse destaque pelo disco de estréia pelo fato de mesclar as músicas e até mesmo porque os californianos do Red Hot Chili Peppers aprovou totalmente a abertura dos Detonautas no show.


Pois o segundo álbum. "Roque Marciano" pra mim, é o melhor lançado até hoje (junto com o "O Retorno de Saturno"). Não é só pelo fator musical, mas o que chamou a atenção também foi o DVD que eles gravaram do álbum em 2004, na cidade de Campinas. E neste CD você encontra singles bem mais aceitos para um público mais "cabeça", percebe a evolução do grupo já no segundo trabalho, um fato raro no rock brasileiro dos anos 2000 pra cá. Por isso tem seu valor. Nele tem: "O Amanhã", "Mercador Das Almas", "Send U Back", "Tênis Roque", "O Dia Que Não Terminou". Todas estas são músicas mais reflexivas, e eles sempre estão nos setlists em shows. Mas claro que há outras que se você ouvir, terá uma visão diferente da minha, ou parecida.






 Entenda: Se não ouviu e tem um certo preconceito com eles, abra a mente e ouça. Não é confiável chegar e dar seus pitacos musicais em cima só do que você ouve na mídia. Ouça um CD, e de fato dê sua opinião com clareza e enfim use argumentos que faça entender que você tem suas razões para gostar ou não. 

Bom, o "Psicodeliamorsexo&distorção" é um disco quem que tem as características mais grunge e uma pegada de hard rock com um toque de pop rock de "Você Me Faz Tão Bem".  Talvez ele seja injustiçado por verdadeiros fãs. Foi o último registro em música de Rodrigo Netto na banda, infelizmente, foi no CD lançado em 2006. Ele compôs a música "Tudo Que Eu Falei Dormindo" e a cantou. (Não vou delongar muito desse momento triste). 


Eu disse logo no começo, que o "Roque Marciano" foi o melhor junto com o "Retorno de Saturno" que foi gravado em 2008, dois anos depois da tragédia que envolveu seu antigo guitarrista. Pois considero ele como um, me desculpem se for ofensivo para fãs do AC/DC, "Back in Black", porque, além de marcar a volta da banda nas gravações, com Philippe na guitarra base,
 ele mostra toda a maturidade que os Detonautas ganharam e as músicas, embora mais leves, mostra todo um lado poético que ainda não havia sido mostrado. Recomendo o CD inteiro, mas dentre as melhores: "O Retorno de Saturno", "Oração Do Horizonte", "Verdades do Mundo"; homenagem ao Rodrigo, e claro eles não deixaram de fora a crítica de "Eu Vou Vomitar em Você".
Obviamente eles não emplacaram nenhuma dessas nas rádios. Afinal, nem tudo que é bom vai parar nos grandes meios de comunicação.

Diga-me se for capaz: No ano de 2009, com algumas coisas coloridas e sem sentido surgindo e ganhando o público, que rádio tocaria algo que tem um trecho "O que seria da tua beleza, se eu fechasse os meus olhos pra você? Do que adiantaria, essa tua ideologia, se tua própria liberdade se transformasse em opressão?"
Trecho de: "O Inferno São Os Outros"




Muitas pessoas esqueceram dos Detonautas por um tempo. A banda viveu sim altos e baixos, isso é indiscutível. No entanto, isso só os fortaleceu, pois e
les foram escalados para tocar no Rock In Rio, em 2011, no Palco Mundo. Na mesma noite que Pitty, Evanescence, System Of A Down e Guns N' Roses, os caras não decepcionaram e foi considerado por especialistas e portais brasileiros como o melhor show de rock nacional do festival.
E nesta nova fase, eles estão à todo vapor. Estão disponibilizando os novos singles na internet há um ano. Já foram nove, mais a regravação de "Send U Back" remixada pelo DJ Cléston, além dos videoclipes de "Um Cara de Sorte" e "Combate", com uma letra muito interessante pela crítica social que envolve. 
Em sua última entrevista o vocalista Tico Santa Cruz disse ao Mix TV que eles estão produzindo um novo disco, que contará com 8 inéditas mais as duas recentes lançadas "Forever Alone" e "Essa Noite". Além de dois covers, uma inclusive de "Lugar Ao Sol" (Charlie Brown Jr.).










Os Detonautas estão aproveitando a força das redes sociais hoje, e eles tem toda uma história que não pode simplesmente ignorar, digo em relação a cada álbum. 
Pelo que se comprometem a fazer, penso que eles devem ser respeitados. O próximo CD será lançado ainda nesse semestre, podemos esperar um trabalho respeitável. Enfim, defino eles como um dos grandes representantes do rock nacional atualmente.

Rafael Marinho 
@Rafampaz

7 comentários:

  1. gosto mais do som deles hoje, antes era muito florzinha.

    ResponderExcluir
  2. Realmente as bandas agora tem mais espaço para divulgação, mais nós temos muito mais bandas no cenário independente.
    Acho que ai esta uma grande mudança.
    Agora para uma banda aparecer no cenário do Rock n Roll ela vai ter ser a melhor de todas.

    ResponderExcluir
  3. Acho que Detonautas eh diferente dessas bandinhas por isso. mais dpois do Rodrigo eles mudaram mtoo

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando conteúdos relacionados ao Detonautas e acabei achando essa postagem. Muito interessante!
    Bom blog.
    Abraço,
    Banda Zero9
    www.bandazero9.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha valeu glr. obrigado pela leitura e por fortalecer aí!

      Excluir
  5. Eu sou meio suspeito para falar do detonautas pq eles e os chili peppers são minhas bandas favoritas mas esse conteúdo q vc escreveu Rafael Marinho ficou muito foda falou exatamente o q eu penso da banda se eles tivessem mais midia hoje em dia eles seriam lembrados mais por muitas pessoas. Tem muitas pessoas q os criticam mais são os unicos q colocam a cara pra bater e sempre falam o q pensam e sem medo de nada... ENTÃO TEM Q RESPEITAR O DETONAUTAS MELHOR BANDA DE ROCK DA ATUALIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura! Claro q são, e diante de todo o perrengue que já passaram eles estão com tudo ainda... Abss

      Excluir