A produção visual de uma música pode contar e explicar muito sobre a origem dela. E, como sabem, nesse universo musical há letras de todo o tipo, e claro, como uma coisa pode levar a outra, há artistas que se inspiram bem mais do que o normal em sua composição e ultrapassa qualquer limite da alegria rockerage muleque da cena!
E então, produzem um videoclipe que coloca qualquer episódio de South Park no chinelo, no quesito ousadia e tapa na cara da sociedade.
Na história da música, principalmente no rock, vários clipes
Sim, isso mesmo. Como eu falei: "Uma coisa leva a outra." Portanto, você já deve ter percebido,
Os clipes que foram censurados na TV.
Sepultura - Arise
A lenda viva Brasileira, Sepultura teve um episódio curioso em sua carreira ao sofrer censura na MTV (Americana). A faixa-título do disco "Arise" (1991), ganhou um videoclipe à altura de sua produção, em que aparecia cristo crucificado em um deserto, junto com um cenário forte e apocalíptico, cujo a temática carrega um forte questionamento religioso.
O baterista Igor Cavalera, chegou a declarar à revista Bizz sobre o fato. "Quando a gente fez o clipe, sabia que ia dar rolo, que ia sofrer censura. Mas Arise é a música mais pesada do disco, o clipe tinha de ser pesado".
Enfim, ali Sepultura já demonstrava que era um conjunto bem a frente do seu tempo.
* Na MTV BR o clipe foi reproduzido sem nenhum problema
Assista
Motley Crue - Girls, Girls, Girls
O Motley Crue, é uma banda que em um certo álbum resolveu mostrar que eles gostam muito de mulher. BASTANTE MESMO. E queria deixar explícito isso (Acho que conseguiram.)
Porque além da faixa-título do disco "Girls, Girls, Girls" (1987), os caras resolveram mandar o clipe com mulheres nuas em um clube de stripers. Então, com nudes não era possível nenhuma emissora reproduzir o vídeo dos caras, e eles gravaram uma segunda versão com as mulheres seminuas.
Queen – Body Language
Em um mundo completamente diferente do que vivemos hoje, em 1982, o Queen, liderado pelo influente Freddie Mercury. Lançava o disco "Hot Space", e em uma das faixas, o grupo apostou num clipe tão ousado e versátil quanto o filme "50 Tons de Cinza". A música 'Body Language' que ganhou o vídeo, foi censurada por haver uma abordagem erótica.
Van Halen - Pretty Woman
Em um cover de Roy Orbison. O Van Halen produziu um videoclipe, que a principio, transmitia um ar inocente. Porém, a direção do trabalho visual desta música, parecem ter desvirtuado tudo.
Então, logo de início é possível notar dois anões abusando, de certa forma, uma ''mocinha'' que está amarrada.
Mas, no fim, eis que a menina em apuros foi salva. E logo depois, descoberto que na verdade, se tratava de um mocinho em perigo (OEEE! SIM ERA UM CROSS-DRESSER).
O clipe foi proibido na época, veja só. Não transmitia nada de perjorativo, apenas uma pessoa que gostava de se vestir de mulher presa, sequestrada. Eis que, os tempos mudaram, e nos dias de hoje tal clipe é reproduzido constantemente na MTV, VH1, entre outras.
Soundgarden - Jesus Christ Pose
Um assunto que sempre será complicado é "Religião", que figura entre o famoso NÃO SE DISCUTE.
Um dos grandes representantes do grunge, o Soundgarden, é daqueles grupos que pouco se preocupa em agradar o politicamente correto. Para quem conhece o mínimo da banda, sabe do que estou falando, e da música ''Jesus Christ Pose'', do álbum 'Badmotorfinger' (1991). Não só a letra, mas o clipe que os caras fizeram, tem um poder de questionamento incrível que ronda sobre, e os caras devem ter sofrido bastante nas mãos de fãs bem conservadores e religiosos.
VH1 e a MTV foram emissoras que restringiram bastante a reprodução do clipe da banda. Mas, a internet está ai, né amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário