quinta-feira, 9 de abril de 2015

5 Videoclipes que foram censurados










A produção visual de uma música pode contar e explicar muito sobre a origem dela. E, como sabem, nesse universo musical há letras de todo o tipo, e claro, como uma coisa pode levar a outra, há artistas que se inspiram bem mais do que o normal em sua composição e ultrapassa qualquer limite da alegria rockerage muleque da cena!
E então, produzem um videoclipe que coloca qualquer episódio de South Park no chinelo, no quesito ousadia e tapa na cara da sociedade.
Na história da música, principalmente no rock, vários clipes FORAM HUMANIZADOS tiveram restrições por parte de alguma emissora, ou grupo. Por haver mensagens religiosas, ou porque apresentavam uma violência excessiva e até mesmo pelo motivo de ser inapropriado pelo contexto sexual em que foi trabalhado.


Sim, isso mesmo. Como eu falei: "Uma coisa leva a outra." Portanto, você já deve ter percebido, ao ler o título deste post sobre o que vamos listar no post de hoje. 

Os clipes que foram censurados na TV.



Sepultura - Arise



A lenda viva Brasileira, Sepultura teve um episódio curioso em sua carreira ao sofrer censura na MTV (Americana). A faixa-título do disco "Arise" (1991), ganhou um videoclipe à altura de sua produção, em que aparecia cristo crucificado em um deserto, junto com um cenário forte e apocalíptico, cujo a temática carrega um forte questionamento religioso. 
O baterista Igor Cavalera, chegou a declarar à revista Bizz sobre o fato. "Quando a gente fez o clipe, sabia que ia dar rolo, que ia sofrer censura. Mas Arise é a música mais pesada do disco, o clipe tinha de ser pesado".

Enfim, ali Sepultura já demonstrava que era um conjunto bem a frente do seu tempo.

* Na MTV BR o clipe foi reproduzido sem nenhum problema

Assista


        




Motley Crue - Girls, Girls, Girls


O Motley Crue, é uma banda que em um certo álbum resolveu mostrar que eles gostam muito de mulher. BASTANTE MESMO. E queria deixar explícito isso (Acho que conseguiram.)
Porque além da faixa-título do disco "Girls, Girls, Girls" (1987), os caras resolveram mandar o clipe com mulheres nuas em um clube de stripers. Então, com nudes não era possível nenhuma emissora reproduzir o vídeo dos caras, e eles gravaram uma segunda versão com as mulheres seminuas.




                          



Queen – Body Language

Em um mundo completamente diferente do que vivemos hoje, em 1982, o Queen, liderado pelo influente Freddie Mercury. Lançava o disco "Hot Space", e em uma das faixas, o grupo apostou num clipe tão ousado e versátil quanto o filme "50 Tons de Cinza". A música 'Body Language' que ganhou o vídeo, foi censurada por haver uma abordagem erótica.



                           





Van Halen -  Pretty Woman


Em um cover de Roy Orbison. O Van Halen produziu um videoclipe, que a principio, transmitia um ar inocente. Porém, a direção do trabalho visual desta música, parecem ter desvirtuado tudo. 
Então, logo de início é possível notar dois anões abusando, de certa forma, uma ''mocinha'' que está amarrada.
Mas, no fim, eis que a menina em apuros foi salva. E logo depois, descoberto que na verdade, se tratava de um mocinho em perigo (OEEE! SIM ERA UM CROSS-DRESSER).
O clipe foi proibido na época, veja só. Não transmitia nada de perjorativo, apenas uma pessoa que gostava de se vestir de mulher presa, sequestrada. Eis que, os tempos mudaram, e nos dias de hoje tal clipe é reproduzido constantemente na MTV, VH1, entre outras.



                            


Soundgarden - Jesus Christ Pose 



Um assunto que sempre será complicado é "Religião", que figura entre o famoso NÃO SE DISCUTE.
Um dos grandes representantes do grunge, o Soundgarden, é daqueles grupos que pouco se preocupa em agradar o politicamente correto. Para quem conhece o mínimo da banda, sabe do que estou falando, e da música ''Jesus Christ Pose'', do álbum 'Badmotorfinger' (1991). Não só a letra, mas o clipe que os caras fizeram, tem um poder de questionamento incrível que ronda sobre, e os caras devem ter sofrido bastante nas mãos de fãs bem conservadores e religiosos.
VH1 e a MTV foram emissoras que restringiram bastante a reprodução do clipe da banda. Mas, a internet está ai, né amigos!


                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário