terça-feira, 17 de março de 2015

Papo Cabeça: O Rock e as redes sociais





Com o advento e a democratização que a internet nos proporciona, a informação nos dias atuais se torna algo um tanto quanto instantâneo, seja qual for o seguimento a se seguir. 

1° Aba: Facebook: Presença confirmada na Marcha Contra a Corrupção
2° Aba: Download 4shared


"Vou baixar essa discografia esperta aqui do Motorhead e o melhor, não vou pagar nada!"

Na música, por exemplo, os downloads pagos, (OU NÃO) ganharam força, e vários grupos perderam com vendas de CDs, e passaram a trabalhar de forma diferente a sua arte, cada um de sua maneira.

Eu ouvindo CD novo da minha banda

No rock a situação não poderia deixar de ser diferente. Como vivemos num momento musical polarizado entre o Funk e o Sertanejo Universitário, várias bandas novas e independentes vêem a internet como uma saída importante para se sobressair e conquistar o seu espaço numa lacuna que sentimos um pouco vazia para a massa.
E para discutir em cima das redes sociais e a internet em geral. Começaremos hoje o nosso Papo Cabeça com representantes de três bandas do cenário underground, para opinar sobre as vantagens, desvantagens, além do fato de ser alvo de crítica das mais diversas dentro deste meio.




Allan (Banda Massay)
Foto: Facebook
Formada em 2006, a Banda Massay tem presença constante em diversos festivais culturais, do qual já venceram vários. Natural de Brasília - DF, os caras também representaram o Brasil no Festival Optimus Alive, evento tradicional em Oeiras, Portugal.


Gilberto Junior (Analisando Sara)
Facebook

O Analisando Sara também surgiu em 2006, e se intitulam como um rock experimental caiçara. Os caras têm vários prêmios dentro da cena e uma vez ou outra conseguem um numero satisfatório de acesso com seus singles no Youtube. Fica a dica AQUI


Diogo Serra (Bar do Sonhador)

O Bar do Sonhador, que tem Diogo (na foto) como vocalista, é um pouco mais recente, porém curiosamente o grupo tem trabalhado bastante, de maneira que conseguem ter uma ótima aceitação no cenário atual. 


Bom. Como vocês já conheceram a galera falará nesse post, sem mais delongas vamos ao que interessa!



1 - Quais as vantagens e desvantagens que as redes sociais podem trazer para uma banda?

Allan 
As redes sociais têm como principal vantagem diminuir a distância entre a banda e o fã.
Se não fosse isso, seria impossível alcançarmos um público de todo o Brasil e alguns outros países.
Uma possível desvantagem é que com a facilidade do uso da internet, muitas outras bandas surgiram, deixando o mercado ainda mais concorrido.
Mas isso é algo que eu penso que pode ser contornado se você tiver planejamento e organização na execução dos trabalhos da banda.



Gilberto
É uma pergunta de resposta longa. Existem diversos 'prós e contras' dentro do tema, mas da minha parte, sinto que conseguia ter uma maior satisfação nas experiências de vida vivendo as de forma mais real, correndo atrás,e dessa forma eu não gerava tantas expectativas em relação a noticias/tendencias/assuntos do momento.
Como banda, sei bem o quão seria muito mais difícil a nossa trajetória sem a força que os fãs dão em redes sociais. Mas, essa imagem de que a rede social nos aproxima 24 horas por dia criou uma geração que tem uma ligação muito maior com uma inbox respondida do que com a presença num evento.
Temos musica chegando a novos lugares e pessoas de novos lugares satisfeitas em conhecerem o mundo através de telas. É um assunto longo! (risos)



Diogo
As vantagens é de poder fazer seu trabalho chegar mais rápido aos seus fãs, e manter uma comunicação mais próxima com eles. A desvantagem é que acabou se tornando uma poluição de informações e as pessoas perderam a noção da liberdade de se expressar.




2 - Já foram vitimas de Spam em excesso por parte de algumas bandas que queriam divulgar o trabalho? Como analisar isso?


Allan 
Com certeza! Eu vejo isso como uma atitude que afasta a banda do público. Um "spam" é algo muito delicado, e não pode ser simplesmente banalizado.
Deve haver uma periodicidade mínima e uma estratégia de abordagem que transmita a pessoalidade, não fazendo o fã se sentir só mais um.



Gilberto
Diversas vezes! Não existe um manual de como atuar pra ser conhecido, pra divulgar seu trabalho. E acredito que a auto-confiança na qualidade do próprio material muitas vezes acaba atropelando o marketing pra que esse material chegue a novas pessoas. É um processo normal que faz parte do crescimento da trajetória de qualquer banda.
O que eu aprendi na raça é que se não houver a credibilidade de um amigo ouvinte que te passe o som em forma de indicação, toda e qualquer musica enviada como SPAM vai ser considerada SPAM e nada mais.
É outra resposta que tem diversas ramificações, o HEVO84 por exemplo, foi uma banda que no tempo de orkut unificou o bom trabalho com um spam excessivo que, por ser 'novidade' na época, funcionou  muito bem!



Diogo
Já sim, quem nunca? (risos). Entendo isso como algo prejudicial e que marca negativamente as bandas, não só a que manda SPAM, mas as vezes tu chega pra trocar ideia, e a galera fica meio traumatizada, sabe. (risos)



3 - Qual a melhor maneira pra se usar a internet a favor de sua banda?


Allan
A melhor maneira é utilizar não apenas para entrar em uma seletiva/evento, mas como uma extensão dos trabalhos da banda, que mostre também o cotidiano.
Uma banda que funciona é uma banda que investe em gravações de qualidade, clipes, novidades coesas e utiliza a internet para expor esses fatores.



Gilberto
Isso se torna algo muito pessoal, cada banda é uma empresa única baseada nas ideias de diversos integrantes com visões diferentes de como a banda tem de atuar.
Na Analisando Sara já tivemos diversas fases de interação com a internet, já fomos workaholics, já nos preocupamos em ter uma imagem constante pra mantermos assunto e já nos distanciamos para criar mistério no material que estávamos desenvolvendo.
Acredito que o importante é encontrar o equilíbrio entre a qualidade do que você faz organicamente e o que você divulga na internet,  não adianta passar metade do dia desenvolvendo ações pra tornar sua banda conhecida se vocês ensaiam 2 horas, uma vez por semana.




Diogo 
Usar estratégias de marketing online. Patrocinar links, hoje com o facebook esse campo de divulgação pode ajudar também a direcionar seu trabalho para um público alvo e utilizar as diversas plataformas digitais que agregam demais ao seu trabalho.





4 - Costuma consultar comentários sobre clipes e/ou sobre a postura do seu som para acrescentar algo? Como definir os ''críticos musicais de youtube?"


Allan
Sim. Com certeza! Acho válido... Uma banda é uma empresa e deve conhecer seu público-alvo. Conferir comentários em vídeos que o seu público consome é fundamental para reavaliar algumas estratégias.



Gilberto
Eu demorei para entender que os comentários de youtube fazem parte de uma geração que veio muito depois de mim nesse mundo virtual, e que infelizmente, cresceram acreditando que vomitar negatividade na internet tem de ser entendido como "SINCERIDADE", ou muitas vezes como "CRÍTICA CONSTRUTIVA". 
Na internet existe um grande abismo entre "A sua liberdade de expressão" e/o "Sua razão termina quando seu respeito pelo próximo termina". Porém, dificilmente o respeito pelo próximo é levado a sério e tudo vira um "Só estou sendo eu, sincero, não gostou que não publique", é bem bizarro isso!
Hoje em dia eu procuro rir dos comentários de "Produtores musicais do sofá" e coisas do gênero, pois o buraco é mais embaixo. A ignorância no que se diz, vem no pacote da ignorância que nossa sociedade tem tido como normal.




Diogo
Não. Eu leio, mas não influencia muito, temos críticos especializados muito próximos, então sempre consultamos eles.
Acho que eles tem o direito de se expressar, só que a maioria não procura acrescentar algo construtivo na crítica, então não tem como dar tanta importância e tomar aquilo pra si.




5 - Faça uma analise geral sobre os meios virtuais para uma banda hoje em dia:


Allan 
A internet é VITAL para a existência de uma banda nos dias de hoje. É algo onde muitos estão presentes na maioria do dia, e que facilita bastante o alcance do público. Porém, isso intensifica a necessidade de um diferencial a partir de si mesmo.
As bandas não devem medir esforços na produção constante de material, pois com a Internet, tudo tornou-se mais dinâmico, as pessoas ficam sedentas por novidades. Os grupos que utilizam a internet com SENSO, têm mais chance de alcançarem seus objetivos.




Gilberto 
É preciso entender que sua banda não vai sair do lugar sem a internet, mas que a internet não vai te levar a lugar nenhum sem qualidade.
Nada substitui uma conversa olho no olho. Pois a internet transmite uma falsa sensação de "mesmas oportunidades para todos", mas se não for usada como um cartão de visita aliado a um trabalho desenvolvido no mundo real, vira tudo uma grande perda de tempo! 




Diogo
Hoje é uma ferramenta que temos pra fazer nossa música chegar mais rápido aos ouvintes, mas eu acredito que perdeu força com a inclusão e poluição de informações que a rede se tornou.
Então, bandas, continuem fazendo shows e o mais importante hoje, é criar um púbico fiel, que se identifica de verdade com o seu trabalho e queira estar sempre seguindo os seguindo.
Camisetas, CD/EPs físicos em shows, é muito importante também, como disse, hoje a internet está somente pra somar, a época dos likes está no fim e o
que vai contar mesmo é o ao vivo.


Bom. É isso!
Gostaria de agradecer aos caras que deram esse apoio, pois sem esses três esse post não sairia. Se houver sugestões temas a serem abordados dentro do gênero, só chegar nos comentários ou email, que pode ser encontrado em "Contato"


Bandas
Massay

Analisando Sara

Bar do Sonhador 


Nenhum comentário:

Postar um comentário