quinta-feira, 20 de junho de 2013

Isto é apenas o começo...



Ontem, o Prefeito Fernando Haddad junto com o Governador Geraldo Alckmin anunciaram o congelamento das passagens de ônibus em R$ 3,00 em São Paulo. Depois de quase seis protestos nas últimas semanas em torno da tarifa de ônibus em vários lugares do país, outros estados e governantes sentiram a voz do povo de fato, sem ser pela urna, e sim pela democracia e recuaram os valores das passagens de transporte público em seus respectivos estados. 
Nos três dias que fui, nas duas quintas-feiras e na última terça (18) eu enxerguei que já estávamos no caminho certo. Vi coisas que nunca tinha visto em quase três anos de ativismo, multidão tomada por um mesmo objetivo ao exigir melhorias por educação, saúde, não a PEC37/33 e pela redução da tarifa que aumentou 0,20 centavos.





Ao chegar na Av. Paulista, não me contive. Sentei em frente a banca e me emocionei enquanto eu tuitava, no que me passou um filme na cabeça de todas as coisas, piadinhas (que já fizeram comigo), expulsão de um movimento social entre outras coisas que fizeram parte da minha vida por todo esse tempo na vida ativista. 

Aquela lugar tomado por pessoas e não por carros e ônibus me fez ter a certeza de que logo o governo iria recuar, inicialmente na redução da tarifa.
Fui embora para casa muito satisfeito com que vi, e lembrei da alegria e brilho nos olhos de cada pessoa que tirei fotos dos cartazes.(Que você poderá ver aqui -> http://rafampaz01.carbonmade.com/)

Bom, voltando a decisão do governo, quero alertar que não é da noite para o dia que se constrói um país melhor. Eu espero que não diminua os participantes, após essa redescoberta do brasileiro. Pois eu não sei se o pessoal do Movimento Passe Livre (MPL) ainda estarão ativos em outras causas, porque esta do aumento das passagens era um objetivo deles, que foi alcançado. Não sei se eles vão pautar outras ideias, não me perguntem. Mas se você quer se abrir para sugerir novas formas de lutas que vão além daquela coisa vaga de "Não A Corrupção" eu sugiro o movimento Dia Do Basta, que é um conjunto antigo já no meio dessas questões sociais. Luta contra a PEC37,Contra o voto secreto dos parlamentares, uma criação de plebiscito, que é o voto popular em fatores importantes na sociedade, entre outras coisas,são assuntos tratados por este grupo.
Eu recomendo que curtam a página e passem a se interessar sobre os assuntos http://www.facebook.com/diadobasta?directed_target_id=0





Falando nos grupos, outro muito ativo é o Anonymous, que lançou um vídeo com os próximos cinco objetivos para que a luta permaneça.

Então, já sabem onde procurar, né.

Assista





Quem quiser salvar as fotos e postar nas suas redes me avise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário