domingo, 26 de maio de 2013

Tipos de fãs que você conhece. Tenho certeza


Quem gosta de música, ou da arte das mais variadas, sabem que existem fãs e posers neste meio, porém há uma diferença entre eles que vão além do 'gostar de verdade'. 

Pois você deve saber que sobre os mais diversos tipos de fãs. Quem vive em um meio que conhece muita gente que gosta de música ou que sempre chegam a uma discussão de bar sobre o seu artista favorito, deve me entender. 
Ou nem precisa estar no bar, pode ser na sala de aula também. Ah, que seja! 


Essas pessoas estão em todas as partes do mundo, para falar a verdade.


E refletindo nisso resolvi fazer uma seleção com o tipos de fãs que você, eu, ele, ela, sua irmã, seu irmão devem conhecer.






Fã saudosista

Bom, vou começar com os fãs saudosistas. Estes caras são chatos, para eles os melhores trabalhos do artista favorito dele são os antigos. A banda lançou um novo CD, novo clipe, mas ele compara com o antigo e diz ter saudade daquela época. Além disso ele consegue ter a petulância de falar que tal banda mudou o jeito e que... o final todos já sabem. "Prefiro eles como eram antes"



Fã paranoico e o lunático...

Esse tipo. Costuma pegar a conversa pela metade. Aquela famosa já cheguei sentando na janelinha, ou até mesmo o chove ganso (hue). O cara vê duas pessoas conversando, aparentemente sobre música, e lá vai ele... Achar que estão falando da sua banda favorita, e claro se intromete no assunto e logo fica sem graça ao descobrir que estão falando de outra música de outra banda.
Eu coloquei o lunático aqui, porque conheço alguém que já falou que tudo que vê por onde anda lembra do seu ídolo, e obviamente imagina um encontro com o artista... Este deve andar no mundo da lua mesmo. Quando que o Anthony Kiedis estaria andando de boas na Av. Paulista? 



Fã xiita

O fã xiita pode não ser nada novo aqui para alguns que vivem no meio do heavy metal. Ele é muito fácil de se identificar. Tem muitos destes que são fãs do Iron Maiden, Dream Theater.
Mas o xiita ele costuma ir sempre na galeria do rock, todos os fins de semana, não tem outra vestimenta a não ser as roupas pretas e sempre usa a camisa do seu grupo favorito. O estilo de vida do cara é a banda, não contrarie ou critique som que ele gosta, você poderá arranjar um inimigo.
E os mesmos argumentos geralmente são usados. "Ahh você não entende de música". Enfim, este ser humano entende que todos os trabalhos da banda que ele curte são perfeitos.




O fodão... O pica das galáxias.


Mano... É incrível como exista uma pessoa tão perfeita!  Esse tipo sabe de tudo sobre a banda. Ele tem as coleções dos discos, o primeiro até o último álbum, sabe como o grupo começou, em que escola o vocalista fez sua aula de canto, qual foi o primeiro instrumento que o guitarrista aprendeu a tocar, a cor da cueca que o baterista usa em tal show. 
Enfim, além disso já foi em 12050 shows e claro, ele se sente parte integrante da banda pelo simples fato de se achar um produtor ou até mesmo um ser humano superior ao outro fã. Não preciso nem dizer que ele entende que é descaradamente mais foda do que a banda né?










Fã chiclete e o Fã Pós R.I.P.

Acho que o fã chiclete ele não pode ser considerado fã de uma banda. Talvez ele seja curtidor dos grandes meios de comunicação. Pois ele começa a gostar de tudo que é porcaria que toca nas rádios e que está nas paradas de sucesso. E não tem um artista e um estilo certo. Não vou generalizar, mas ele poderá curtir desde a Miley Cyrus que tocou na Mix, até o som do Metallica que tocou na Kiss. fm. E costuma a gostar só de uma música de cada artista, por incrível que pareça existe essa pessoa.

Ah, adicionei o pós R.I.P. A garota, ou o garoto até então não sabia da existência do artista, já deve ter escutado uma música dele em algum lugar, mas não fez questão de explorar mais e conhecer outros trabalhos. E quando ele morre... "Ahhh, eu era muito fã dele" (Porém já estou baixando todos os CDs dele)



Fã Playssom ou Azarão

Ele é muito fã. (Sóquenão) eu peguei carona com o de cima pra dizer sobre este. Ele não é fã da banda coisa nenhuma. Ele vai nos shows, pelo público que o artista leva, sim, pelas meninas que eventualmente são fãs daquele grupo e então o cara vai lá só pra beijar e azarar elas. Por mais que o vocalista seja conhecido ele não sabe o nome e nem nunca viu o rosto dele.



Fã Eventual

Este é engraçado. Tenho um conhecido que já me falou sobre um tipo desse. Ele não é fã e nem acompanha a banda, porém se ela vir para o Brasil, e fazer uma turnê. Ele já faz questão de se preparar para ir. Geralmente ele conhece as músicas mais populares de tal grupo. Além disso, desconhece o último CD lançado.




Retardatário

O retardatário não costuma saber quando vão lançar o novo CD ou single. Ele é um verdadeiro cego perdido em um tiroteio. Quando percebe, todos já estão falando do novo álbum e ele vai ter conhecimento do que foi lançado antes, quando todos já estão curtindo o disco que saiu agora do forno.



Fã TV Fama e o Pouco importa a música (Groupies)

Este é bem comum. Fã desse tipo aqui, só interessa a vida pessoal, nada mais além do que isso. O cara foi encontrado na praia, e ele ta la compartilhando e dizendo que esta é a praia favorita dele. Sabe com quantos anos o baixista arrancou seu primeiro dente de leite. Além de saber o nome da última professora do baterista no ensino médio.
E o groupie gosta da banda ou de uma música ou outra e diz que ama. Porém, não ama de verdade. Costuma ter sonhos e fantasias com o vocalista, ou aquele guitarrista com o cabelo bagunçado. Geralmente são as garotas que perseguem assiduamente o cara e vivem postando fotos e ainda sonham em casar com o Dave Grohl.
Mas falando em solo brasileiro, algumas dessas vão as apresentações com o objetivo de:"Sair com algum integrante da banda, por achá-lo lindo"



Bom. Tem alguns destes que já são 'batizados' como os xiitas e groupies, mas outros eu nomeei porque já convivi e por saber.

Se esqueci de algo, podem acrescentar. Você deve conhecer ou se identificar com alguns que foram descritos, certeza!

4 comentários: