segunda-feira, 9 de setembro de 2013

System of a Down: Serj Tankian fala sobre crise na Síria



Pra quem não sabe o vocalista Serj Tankian tem um papel de ativista e é um músico bem politizado com as questões sociais, além de atuar em vários trabalhos paralelos com música. E claro, que não seria nenhuma surpresa que o cantor iria se posicionar diante da crise atual da Síria e das ideias de ações militares do presidente americano Barack Obama.

O Congresso deve votar nesta semana sobre a proposta de Obama, que deve ouvir a proposta da Rússia que pretende trabalhar com a Síria para colocar o arsenal químico sob controle.

E enquanto isso Serj, falou por meio de sua página do facebook sobre o atual momento entre os países 


"Estou muito preocupado com a "evidência" contra a utilização do regime Sírio de armas químicas como aquela bela desculpa para a intervenção. Lembre-se do "afundanço" provas contra o Iraque? Por que Assad usaria armas químicas, quando ele tem a liderança na sua vizinhança? Não faz qualquer sentido para mim... deixe que os povos do mundo vejam as evidências e a Assembléia Geral da ONU  tomar a decisão de envolvimento, não poucas nações do Conselho de Segurança. Apenas alguns pensamentos."



Depois de ter lido vários comentários em seu post e colocado um debate em sua página ele, novamente postou. 


"Quero agradecer a todos que comentaram no post anterior sobre a situação da Síria. Eu li um monte de seus comentários e encontrei-os iluminandos. Em última análise, juntamente com o uso de armas químicas e sua gravidade horrível, a guerra civil na Síria custou vidas 100k com milhões de outras deslocadas. Se realmente quer ajudar, em vez de realizar ataques aéreos limitados, que não vai mudar o equilíbrio de poder na Síria, devemos propor uma força de manutenção da paz internacional, multilateral. A ONU para acabar com a guerra civil e criar um cessar-fogo imediato que pode levar a negociações entre o Gov't e os rebeldes. Acho que os russos e os chineses vão obrigar e se juntar ao esforço, especialmente dada a alternativa de ataques aéreos. Uma vez que a guerra civil terminou, será mais fácil de deduzir os culpados de ambos os lados que quebraram as leis e convenções internacionais e trazê-los à justiça, de preferência através do ICC ou World Court para ajudar a fortalecer as instituições a lidar com crimes contra a humanidade, em vez de enfraquecê-los como os EUA têm nos passado."

Enfim, vamos aguardar os próximos capítulos deste assunto EUA X Síria...

E, aproveito aqui para chamar vocês para dar uma olhada no Guerras e Soldados: Músicas com sobre essas temáticas





Nenhum comentário:

Postar um comentário