terça-feira, 22 de outubro de 2013

Entrevista exclusiva com o Baterista Fabio Brasil - Detonautas



A banda carioca Detonautas Roque Clube, formada no fim dos anos 90, 1997 para ser mais exato, hoje se torna um dos grandes representantes do legítimo rock brasileiro. O grupo é composto por Tico Santa Cruz, Renato Rocha (guitarra), Philippe (guitarra), Tchello (baixo), o DJ Cléston e Fabio Brasil (bateria), com quem tive a oportunidade de conversar. O baterista falou do seus ídolos, do espaço Mobília e também do próximo CD dos Detonautas.

Confira





Rafael: Opa, Fabio... Primeiro me diz, qual equipamento que você mais tem utilizado nos shows da banda?

Fabio Brasil: Então, cara. Uso Yamaha há mais de 20 anos. E hoje fazer parte da família Yamaha é motivo de orgulho, continuo usando. E ao vivo uso um modelo feito de carvalho chamada 'Oak Custom'


Quais são suas principais referências na bateria?

Fabio BR: Vários bateristas. Difícil definir... Stewart Copeland, John Bonham, Steve Gadd são os principais, são a matriz de muita coisa!


Bom, vimos recentemente que você criou o projeto Mobília Space. Conta um pouco da proposta dele e como surgiu esta ideia? 

Fabio BR: O Mobília é um sonho realizado. Idealizado durante 25 anos que não sabia se ia conseguir realizar um dia. É um estúdio de gravação onde produzo meus trabalhos, gravo com outras bandas, faço vídeos e produzo as bandas que querem gravar nele também. 




Falando nisso, vocês lançaram música nova (Forever Alone) tocando ao vivo nele e gravaram vídeos para outras faixas de CDs antigos. Pretendem divulgar novos vídeos gravados lá?

Fabio BR: Do Detonautas? Tudo é possível, mas acredito que sim (Risos). O Mobília Sessions continua com força total, e logo logo tem banda nova lá.


E sobre o novo álbum: Em que fase de gravação está o sucessor do "O Retorno de Saturno"? Tem previsão de lançamento? 

Fabio BR: Estamos entrando na parte final das mixagens, mas continuam chegando musicas novas, então essa é uma resposta que nunca acerto, aposto que no ano que vem.



E ele terá quantas faixas? Já está definido?

Fabio BR: também não faço a menor ideia. Temos umas 20 registradas , 2 versões, algumas ideias, e estamos desfrutando do espaço e da liberdade na verdade.




Os Detonautas estão com uma agenda de shows bem agitadas. Apresentações marcados em festivais, tocaram nas duas ultimas edições do Rock In Rio. Agora me diz, nesses anos todo de estrada o que você mais sente falta?

Fabio BR: Não sinto falta de nada, sinto falta de um país decente, essa é a verdade... A música é uma resposta direta da minha alma, desde quando escuto até a hora de tocar ou criar, são coisas completamente diferentes na hora de executar. E todas transitam no campo do prazer, não tenho do que reclamar porque consegui conciliar o prazer com o trabalho num país onde tudo é difícil de se conseguir, um lugar que não te ajuda em nada, só te suga.


Você acompanha o cenário independente do rock? Tem alguma banda nova que gosta do som? 

Fabio BR:  Sim sim... Gosto de Stellabella, Verbase, entre outras.


Qual o conselho você daria a essa galera nova que quer fazer rock: 

Fabio BR: Toquem Rock e cuspam pra fora tudo o que quiserem na música. Quando estiverem na internet parem de reclamar da vida, arregaça a manga e faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário