quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Tico Santa Cruz: "A literatura me ajudou a amadurecer as letras"



O vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz nunca escondeu sua paixão pela literatura. Como sabem, ele lançou dois livros e está para lançar o terceiro pela Editora Belas Letras. 
E em uma entrevista ao portal BEM VIVER, o músico falou da sua paixão pela escrita que não vem de hoje, 

"Escrevo desde a adolescência. Tenho até hoje livros e cadernos do tempo de escola, quando eu passava as aulas escrevendo, imaginando coisas, criando histórias. Então, eu já exercia essa forma de expressão através da palavra escrita, ainda que minha proximidade não fosse de maneira profissional. Em 2004, criei um blog chamado “Clube da insônia”, onde passei a postar crônicas, textos críticos e análises existenciais motivadas por músicas ou coisas do dia a dia. Até que veio a editora e decidiu compilar os melhores textos", conta.
Além disso, ele explicou suas atividades paralelas quando não está com o Detonautas, 

"Em 2007, criei um grupo chamado “Voluntários da Pátria”, onde eu e outras pessoas percorremos presídios, universidades e escolas promovendo saraus de literatura e música em presídios, universidades e escolas, desde 2007. Desde então, posso dizer que tenho lido mais do que escutado música", disse o vocalista, que revelou como acontece essa relação entre músico/escritor:
"Na música, o meu lado escritor aparece nas composições da banda. A literatura me ajudou a amadurecer as letras, que poderiam parecer infantis e imaturas anteriormente. Quando comecei a levar a literatura a sério, ela me ajudou a compor de formas mais interessantes."




Ao ser perguntado sobre o seu próximo trabalho literário, Tico revelou detalhes do "Polvora, Chumbo e Sexo", que deve sair em breve.

"Sim, será o meu primeiro romance policial, “Pólvora, chumbo e sexo”. É um livro que escrevi há uns três anos e até só havia postado alguns capítulos no blog. Também quero fazer uma versão dele em HQ, porque é um livro com uma pegada de Tarantino e Oliver Stone."


O cantor estará na 1ª Feira de Livros de Manaus, marcada para acontecer de 25 de outubro a 3 de novembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções. Para ler a entrevista completa clique aqui


Um comentário: