quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Melhores discos nacionais em 2013. Por Jhonny Gomes

2013 foi um ano monstruoso para a musica brasileira, em que todos os lados foram favorecidos. 
Tanto a parte mainstream quanto o nosso amado e querido underground, com grandes nomes da cena independente desbancando com muito peso o lado mais tradicional, como pudemos ver com o Kiara Rocks no Rock in Rio, Project 46 no Monsters of Rock, Moana lançando single e clipe com Nick Arthur, do Molotov Solution, Emmure destruindo tudo na Europa e por ai vai... E eu estou aqui para listar os melhores discos lançados esse ano, independente de ser mídia ou independente.



O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui - Emicida
O primeiro álbum de estúdio do Emicida, produzido pela Laboratório Fantasma. Muito bem mixado, o disco demonstra grande maturidade musical, em especial nas suas letras. Som bem trabalhado, espero que o próximo seja melhor ou tão bom quanto







Redefined - Against Tolerance

Sem palavras para descrever o que foi o Redefined, disco que mostra um som exageradamente melhor trabalhado se comparado com o Undefined, parece que com o Power Trio, o Against Tolerance deu ama grande melhorada, com riffs mais rápidos, baixo mais pesado e bateria bem mais trabalhada e extrema. Esse pequeno EP dá uma imensa porrada em grandes álbuns de grandes produções. 




Nunca Tem Fim - O Rappa

O Rappa fez um dos melhores álbuns de 2013, depois de cinco anos sem inéditas, provou que a inspiração para excelentes musicas ainda está bastante afiada, um das maiores do Brasil, recomento muito ouvirem. 
 De Lá Até Aqui - Moveis Coloniais de Acaju 
O terceiro disco da banda ainda leva muito ska e rock. O grupo revelou que o álbum está "mais rock do que nunca, com referências que vão da soul music até baladas beatlemaníacas, passando pelo disco dos anos 70". Bem trabalhado e produzido, posso dizer que está muito bom.



Nômade - João Amorim
Excelente disco do artista Amapaense, o primeiro de sua carreira, apresenta ótimos elementos entre o instrumental e letras, mostrando que ainda tem muita coisa boa no nosso MPB. Tem tudo para ir longe em 2014. 



Monstro Insaciável - Clamore

E o metal underground cresce cada vez mais, e junto com esse crescimento, várias bandas boas do gênero tem aparecido bem. Uma delas é o Clamore, que mostrou peso absoluto nesse disco.


Simptomatosys - Stereovitrola
Há quem diga que o rock psicodélico morreu nos anos 90. Mas pra quem ainda acha isso, a Stereovitrola está ai pra mostrar que todos estão errados. Seu novo EP chegou com mais distorção e psicodelia que o normal. Sou suspeito pra falar desse novo álbum porque sou fã dos caras, mas digo que está realmente excelente. 




É isso galera, até a próxima.

2 comentários: