quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Top 10: Os melhores discos nacionais de 2013. Por Rafael Marinho


O ano de 2013 foi um ano muito rico, prolífico e satisfatório em todos os quesitos da música nacional e independente no país. 
Diversas bandas e artistas conseguiram fazer trabalhos respeitáveis e de alto nível por aqui, vi certos discos de estreia que me deram muito orgulho por fazer parte de uma geração de músicos que se comprometem de verdade e correm atrás de seu ideais e que fazem tudo isso acontecer.

E pensando em nisso, resolvi listar aqui o Top 10 melhores discos nacionais do ano.




10°
  Selvagens À Procura de Lei -   Selvagens À Procura de Lei



O disco do grupo é um trabalho que não esconde um certo teor melancólico que eles já haviam demonstrado, mas de certa forma também esboça um certo amadurecimento no quesito melodia. Vale muito a pena conferir.



9° 
Cícero - Sábado


Em "Sábado" Cícero deixa mais rica a parte instrumental do CD do que o aspecto letrista. O músico deve ter conseguido atingir uma meta pessoal com esse trabalho. Ao olhar a capa do disco e ouvir as faixas, verá que o objetivo ideal foi bem trabalhado e colocada perfeitamente de forma rítmica. A faixa "Ela é de lata" é um ponto muito positivo do álbum. 






Vanguart - Muito Mais Que O Amor 


O que acontece com o "Muito Mais Que O Amor" é que ele é um trabalho simples, e de alma. Percebe-se que é um disco muito básico e cheio de refrões nas primeiras faixas, além de marcar muito. Não é um álbum sensacional, que vamos chamar de "DISCÃO TOP", mas ele tem seu valor pelas suas mensagens e pelo tradicional folk rock que os caras propagam a levar a quem ouvir.

7° 


O Rappa - Nunca Tem Fim

 

O disco atual d´O Rappa tem características interessantes, porém está longe de ser o melhor CD da banda. Ele tem uma mistura interessante com rock e reggae, mas senti pouco conteúdo nas letras, de forma geral. Em contrapartida, a banda tem músicos que dão consistência para esse trabalho e conseguiram deixar tudo bem mais autêntico.



6° 

Marcelo Jeneci - De Graça



O álbum do músico me chamou a atenção pela mudança sonora, podemos perceber em certas faixas que o cara resolveu se arriscar no "De Graça" e isso foi muito benéfico, claro. Sem deixar de falar dos bons refrões que podem ser vistos e os ritmos acelerados que nota-se em uma ou outra canção.




5° 

Humberto Gessinger - Insular




Gessinger convidou músicos amigos e fez um álbum digno de sua história para a música brasileira. Ao ouvir "Insular" verá que o disco, musicalmente, passa por certas fases do Engenheiros do Hawaii. Há faixas que têm aquela pegada progressiva, noutras é possível de se notar uma certa leveza tradicional do músico. Está no Top five do ano.






Scalene - Real / Surreal 



A banda é uma grata surpresa no rock brasileiro. Os caras tem um som próprio, e o disco "Real / Surreal" não me deixa mentir sobre. Logo no início com a faixa "O Sonhador Pt2" dá pra sentir a vibe que o resto do álbum irá proporcionar. Sem deixar de falar da rica parte instrumental possível usada nesse trabalho. O é dividido em duas partes e trabalha de forma mais conceitual. Agitado ao começo, ele gradativamente diminuí seu ritmo, sem perder a qualidade nos refrões.





Sioux 66 - Diante do Inferno



Outra bela surpresa que tivemos no rock brasuca, foi o Sioux66. A banda tem um tradicional rock n' roll, sujo, visceral e autêntico. O disco "Diante do Inferno" tem as características do hard rock que a banda se propõe, e é cantado em português. 




2° 


Vandroya - One



O disco "One" do Vandroya é um dos melhores trabalhos da vertente power metal desse ano. Com harmonia e riffs marcantes e claro, sem esquecer da velocidade do seu ritmo e das variedades instrumental nas faixas, de forma geral. Mas além desses elementos, o que chama ainda mais a atenção é a vocalista Daisa Munhoz que tem o timbre bem casado com o estilo do grupo.





Sepultura - The Mediator Between the Head and Hands Must Be the Heart 





Eis o melhor disco do ano entre as bandas e artistas brasileiras. Muito pesado, ele atinge novos elementos que mostra que o Sepultura é um dos melhores conjuntos no mundo rockeiro hoje. As letras carregam ainda mais, em certos momentos, climas mais provocativos junto com um estilo bem macabro, musicalmente falando. Os pedais duplos de Eloy Casagrande é algo que chama nossa atenção ao ouvir. O jovem baterista acrescentou e muito para esse trabalho que certamente ficará guardado como uma das melhores obras do rock brasileiro e quiçá, mundial.



Esse foi meu top 10 do ano. Se discordar pode dizer o porque, a vontade!

Por Rafael Marinho
@Rafampaz

Um comentário:

  1. Parabéns Brother por esta postagem, desses ai tem 2 que eu concordo plenamente.

    ResponderExcluir